quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Educação e tecnologia: A sociedade do conhecimento; Novos desafios

[Ricardo Oliveira]

Com o advento do que podemos denominar de quarta revolução industrial, é fato que devemos estimular e usar como incremento no meio educacional, ferramentas tecnológicas a fim de facilitar o processo de aprendizagem.
         Vivemos tempos em que as informações circulam de maneira absurdamente veloz e nesse sentido, pensarmos a escola como espaço de produção e difusão do conhecimento, torna-se cada vez mais inevitável o uso de instrumentos que visem à melhoria da qualidade do ensino.
         Pensando na realidade do modelo educacional brasileiro, em suas estruturas, temos ainda certa ¨resistência¨ ao uso das mídias e da internet de maneira geral visto vários fatores que ainda impossibilitam o uso de forma adequada das mesmas, sobretudo nas redes públicas de ensino.
         Professores, pais e responsáveis e alunos, ou seja, a comunidade escolar, diante desse contexto, presumo que deveriam organizar-se pensando concretamente na realidade de cada unidade e criar meios interlocutórios a guisa de estabelecer minimamente alguns parâmetros para que educandos tenham acesso a novas formas de aquisição do conhecimento por meio da tecnologia.
         Figura-se ainda como padrão um modelo a meu ver, mais que ultrapassado e que, em linhas gerais, não mais satisfazem o ímpeto e desejo de aprender do educando.
         Um discurso recorrente e muito comum que ouço em relação ao uso das mídias visto com uma problemática a ser superada, seria a sua adequação com determinadas disciplinas na forma de aplica-la de maneira eficaz, sobretudo nas disciplinas ¨exatas¨ que tem reconhecidamente um apelo maior enquanto área do conhecimento pelo menos no Brasil e em algumas regiões.
        Por fim, é bom lembrarmos que, para alcançarmos um nível sociocultural de excelência ao qual almejamos enquanto sociedade devemos nos valer de seriedade e disciplina no que tange a importância com que lidamos nas relações com o desconhecido, ou seja, o novo.
                   

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