quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Educação especial: Desafios e superações

Ricardo Oliveira

Caro amigo(a) leitor(a), no universo multidisciplinar da formação humana, você já deve ter ouvido falar em aluno ¨especial¨ na escola.
         Pois bem! Hoje gostaria de expor como exemplo dentre tantos, que não são menos importantes, as características do aluno com TEA (transtorno do espectro autista).
 Em nosso dia-a-dia temos que interagir de forma diferenciada nos mais variados grupos sociais aos quais pertencemos e, dessa maneira, estabelecemos normas e regras a até um ¨padrão¨ interno do nosso comportamento.
         Com o aluno autista, não é muito diferente, pois se percebermos, cada um de nós carrega por assim dizer, traços de algum comportamento considerado distúrbio ainda que em menor escala de evidência.
         O aluno autista APRENDE! Que isso fique bem claro! A aprendizagem é característica inata do ser humano. Suas ¨limitações¨ se apresentam de maneira mais expressiva no campo da comunicação, da interação social e da imaginação.
         Dar luz a questões dessa natureza no âmbito escolar, é fundamental para que não só a escola seja inclusiva mas, a sociedade pois vivemos tempos em que os seres humanos considerados ¨normais¨ a meu ver, têm apresentado comportamentos mais que duvidosos em comparação com os demais.

         Sensibilidade e solidariedade essas são palavras de ordem para com os iguais, pois todos somos irmãos cada um com suas potencialidades e limitações e, é isso que nos torna seres especiais.

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